Ramon Victor

Dicas rápidas de wordpress

| 3 Comments

Depois de retornar a estudar wordpress, decidi postar aqui no blog algumas funcionalidades legais que precisei utilizar e que pode servir para muitos também. Algumas coisas são bem simples, porém acredito que sejam muito úteis, principalmente para quem esta iniciando.

Listar páginas do mesmo nível da página visitada.

Quando precisei desta função achei que seria mais complicado de fazê-la, porém o wordpress já disponibiliza a função wp_list_pages que facilmente resolveu meu problema:

<?php
if($post->post_parent) {//se é uma página filha
   $children = wp_list_pages("title_li=&child_of=".$post->post_parent."&echo=0&depth=1");
}
if ($children) { ?>
  <ul>
    <?php echo $children; ?>
  </ul>
<?php } ?>
  • title_li= é passado sem parâmetro para não exibir a legenda padrão;
  • child_of indica o ID da página pai da lista de pages que queremos exibir, neste caso usamos o $post->post_parent que resgata exatamente o ID da pagina pai
  • depth com o parâmetro 1 indica que só será exibida as pages do nível filho, os níveis mais profundos(netos) são descartados.

Criando pages templates

Uma função muito útil do wordpress é a criação de pages templates, elas servem para criação de páginas que tem estrutura diferente das que são carregadas pelo page.php.
Para criar uma página de modelo específico é necessário apenas adicionar o comentário abaixo no início do seu novo page (ex.: page-portfolio.php):

<?php
/*
Template Name: Portfolio
*/ ?>

No gerenciador quando você for criar uma nova página já verá a opção ‘Portfolio’, no select Modelo (localizado na coluna direita) como mostra a imagem ao lado.

Criando diferentes sidebar’s

Quando o projeto possui diferentes modelos de páginas é recomendável que se utilize sidebar’s específicas para evitar o excesso de códigos condicionais na sua sidebar padrão.
Para criar sua sidebar específica é muito simples: Crie o novo arquivo php com o nome sidebar seguido do seu identificador, por exemplo: sidebar-portfolio.php .
Para chamar essa sidebar diferente é necessário apenas passar o parâmetro do identificador na função get_sidebar(). Como podemos ver abaixo.

<?php get_sidebar("portfolio"); ?>

Usando o query_posts()

A função query_post() nos dá diversas possibilidades de filtrar pages e posts restrigindo ou indicando categorias, ids, tags e etc.

Ela deve ser chamada antes do loop padrão do wordpress, como podemos observar abaixo:

<?php
query_posts('...');
  while (have_posts()) : the_post();
    ...
  endwhile;
?>

Exemplo de uso:

<?php
 //Selecionando a pagina de ID 7 da categoria ID 2 que tenha a tag jquery
query_posts('page_id=7&cat=2&tag=jquery');
?>

Mais sobre o query_post() neste artigo do pinceladas da web.

O wordpress nos dá infinitas possibilidades de customizações, basta sabermos aproveitar os melhores recursos e fazer websites/blogs gerenciáveis de maneira profissional.

3 Comments

  1. No blog: Dicas rápidas de wordpress

  2. No blog: Dicas rápidas de wordpress

  3. Pingback:

Deixe uma resposta