Usabilidade na Web: facilite a vida do usuário
Publicado em 13/07/09 na categoria .
O que é usabilidade? Por que ela tem um papel tão importante nos projetos para web? O objetivo desse post é responder essas duas perguntas chaves. Vamos conhecer um pouco deste conceito primordial para quem projeta websites.
De maneira resumida a usabilidade pode ser definida como a capacidade de um sistema ser usado de maneira fácil e eficiente.
Quando estamos projetando interfaces para web não podemos esquecer dos critérios de usabilidade, pois não adianta o layout ser super inovador e bonito se o usuário não consegue navegar e encontrar o que procura.
Como Nielsen (2001) afirma, “se o cliente não encontra o produto, ele não o comprará”. Por conta da grande quantidade de informação e de opções que a web vem proporcionando, os usuários estão se tornando cada vez mais exigentes. Uma simples falha no envio de um formulário, por exemplo, pode frustrar o usuário e fazê-lo procurar o concorrente.
É nesse pensamento que devemos analisar possibilidades de simplificar as funcionalidades do site de modo que o usuário não precise perder tempo tentando aprender a utilizá-lo.
Saber se utilizar das convenções de interfaces para web é uma prática que facilita o aprendizado do usuário. Logo, devemos projetar o layout de modo que ele não precise adivinhar onde estão localizados os elementos principais da página, tais como: marca, navegação global, conteúdo principal, conteúdo relacionado, navegação de rodapé.
Memória (2005) traz em seu livro um wireframe que ilustra convenções de posicionamento dos principais elementos utilizados em interfaces para web. O wireframe foi produzido baseado em estudos de pesquisadores importantes como Nielsen e Skrug. Vejamos abaixo.
Não devemos considerar as convenções como um limitador, mas como uma referência que visa simplificar o aprendizado do usuário na hora de navegar pelo site. O objetivo é tornar a página web por si só auto-explicativa.
Outro ponto que deveria ser executado em todo projeto para web, são os testes de usabilidade. Chame seus pais, vizinhos, amigos ou pessoas que tenham pouca experiência com informática e analise-as enquanto navegam pelo seu site. O teste por mais simples que pareça vai lhe auxiliar a analisar o que pode ser melhorado, desde o uso de uma cor mais adequada até uma nova diagramação dos elementos.
Apesar de ver muito conteúdo sobre o assunto na web decidi reforçar trazendo conceitos importantes e um pouco da minha visão sobre o tema. A final quando se trata em projetar facilidade para o usuário nunca é demais conhecer novas possibilidades.
Referências
- NIELSEN, J. Usabilidade na Web. Editora Martins Fontes, SP: 2001.
- KRUG, Steve. Não me Faça Pensar. Alta Books: 2006.
- MEMÓRIA, Felipe. Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita. Editora Campus, RJ: 2005.
Na web
Novo post: "Usabilidade na Web: facilite a vida do usuário"