Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Usabilidade na Web: facilite a vida do usuário

Publicado em 13/07/09 na categoria .

O que é usabilidade? Por que ela tem um papel tão importante nos projetos para web? O objetivo desse post é responder essas duas perguntas chaves. Vamos conhecer um pouco deste conceito primordial para quem projeta websites.

De maneira resumida a usabilidade pode ser definida como a capacidade de um sistema ser usado de maneira fácil e eficiente.

Quando estamos projetando interfaces para web não podemos esquecer dos critérios de usabilidade, pois não adianta o layout ser super inovador e bonito se o usuário não consegue navegar e encontrar o que procura.

Como Nielsen (2001) afirma, “se o cliente não encontra o produto, ele não o comprará”. Por conta da grande quantidade de informação e de opções que a web vem proporcionando, os usuários estão se tornando cada vez mais exigentes. Uma simples falha no envio de um formulário, por exemplo, pode frustrar o usuário e fazê-lo procurar o concorrente.

É nesse pensamento que devemos analisar possibilidades de simplificar as funcionalidades do site de modo que o usuário não precise perder tempo tentando aprender a utilizá-lo.

Saber se utilizar das convenções de interfaces para web é uma prática que facilita o aprendizado do usuário. Logo, devemos projetar o layout de modo que ele não precise adivinhar onde estão localizados os elementos principais da página, tais como: marca, navegação global, conteúdo principal, conteúdo relacionado, navegação de rodapé.

Memória (2005) traz em seu livro um wireframe que ilustra convenções de posicionamento dos principais elementos utilizados em interfaces para web. O wireframe foi produzido baseado em estudos de pesquisadores importantes como Nielsen e Skrug. Vejamos abaixo.

Não devemos considerar as convenções como um limitador, mas como uma referência que visa simplificar o aprendizado do usuário na hora de navegar pelo site. O objetivo é tornar a página web por si só auto-explicativa.

Outro ponto que deveria ser executado em todo projeto para web, são os testes de usabilidade. Chame seus pais, vizinhos, amigos ou pessoas que tenham pouca experiência com informática e analise-as enquanto navegam pelo seu site. O teste por mais simples que pareça vai lhe auxiliar a analisar o que pode ser melhorado, desde o uso de uma cor mais adequada até uma nova diagramação dos elementos.

Apesar de ver muito conteúdo sobre o assunto na web decidi reforçar trazendo conceitos importantes e um pouco da minha visão sobre o tema. A final quando se trata em projetar facilidade para o usuário nunca é demais conhecer novas possibilidades.

Referências

  • NIELSEN, J. Usabilidade na Web. Editora Martins Fontes, SP: 2001.
  • KRUG, Steve. Não me Faça Pensar. Alta Books: 2006.
  • MEMÓRIA, Felipe. Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita. Editora Campus, RJ: 2005.

Na web

Posts Relacionados

Um comentário para “Usabilidade na Web: facilite a vida do usuário”

  1. disse:

    Novo post: "Usabilidade na Web: facilite a vida do usuário"