Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Designers também devem entender de acessibilidade na web

Publicado em 27/10/09 na categoria , .

A participação do Designer no processo de criação de um site tem o foco principal no desenvolvimento do layout, porém o que muitos não sabem é que ele é responsável (ou pelo menos deveria ser) por determinar interações de interface e até mesmo definir o tipo de linguagem que o site deverá ser implementado (Se deve ser usado Ajax, Flash, CSS e etc).

Para Designers estudar usabilidade é essencial, mas entender de acessibilidade acaba sendo um diferencial. Pois além de projetar algo fácil de usar o profissional estará disponibilizando seu projeto a diferentes plataformas e facilitando possíveis dificuldades do usuário.

Então quais tipos de funcionalidades, em questão de acessibilidade, o Designer poderia projetar?

Controlar o tamanho da fonte

Geralmente os Designers definem um tamanho padrão para a tipografia do site, mas aqueles que tem dificuldade na visão precisam de uma opção de aumentar esse tamanho. Pelo correto seria de total responsabilidade de quem faz o layout inserir ou não a opção de controle de tamanho, de acordo com a necessidade do projeto.

Uso de Ajax

Somente projetar a tela não vai dizer ao front-end se ele deve implementar determinado site com ajax ou não, para isso é necessário o Designer avaliar se é viável trabalhar com Ajax, sabendo que esta tecnologia tem suas vantagens e desvantagens.

Algumas limitações com questão de indexação, bem como as dificuldades em criar diferentes urls para cada página específica devem ser avaliadas na hora e optar ou não pelo uso da linguagem.

Usar flash ou não?

O uso de determinadas formas e a maneira como os elementos carregam no site são definidos pelo Designer e é a partir desta idéia que será definido se vai usar flash ou não. Desta forma o profissional precisa saber quais serão as dificuldades em relação a deficientes, indexação do google e diferentes dispositivos no caso da utilização do flash.

Esses são três das centenas de motivos para Designers incluir como uma das suas responsabilidades, durante o processo de criação, a autonomia de definir o que é mais viável para a acessibilidade do website.

Assim é necessário atentar para o fato de que o site com restrições de acessibilidade gera uma impossibilidade de alguns usuários visitá-lo e sabemos que perder acessos é a última coisa que o nosso cliente quer.

Posts Relacionados

Tags: , ,

6 comentários para “Designers também devem entender de acessibilidade na web”

  1. disse:

    Designers também devem entender de acessibilidade na web

  2. disse:

    Dois artigos interessantes: (semântica html) e (designers devem entender de acessibilidade web)

  3. disse:

    Dois artigos interessantes: (semântica html) e (designers devem entender de acessibilidade web)

  4. disse:

    Dois artigos interessantes: (semântica html) e (designers devem entender de acessibilidade web)

  5. disse:

    RT @pauloandraus artigos interessantes semântica html designers devem entender acessibilidade web

  6. disse:

    RT @webeocanal: RT @pauloandraus artigos interessantes semântica html designers devem entender acessibilidade web